VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA JUDAICA NO CENTRO HISTÓRICO DO SABUGAL

No âmbito do programa “Projeto Rotas Sefarad. Valorização da Identidade Judaica em Portugal”, cofinanciado pela EEAGRANTS e Município do Sabugal e validado pela Direção Regional de Cultura do Centro e pela Associação Rede de Judiarias de Portugal, o Município do Sabugal adquiriu aos seus proprietários o imóvel da “Casa do Castelo” e está a promover a reabilitação deste conhecido imóvel do centro histórico que será dedicado à Memória Judaica.

Pela sua valência para receber um conjunto de conteúdos decorrentes da defesa da cultura judaica, foram contratados os serviços de uma empresa de museologia, com trabalho firmado no mercado, responsável por diversos projetos museológicos na região, tendo-nos já sido facultado um primeiro anteprojeto para a reanimação deste espaço.

Prevê-se que aí sejam expostos artefactos que relatem o passado do Sabugal, bem como alguns conteúdos gráficos acompanhados de textos que farão uma evocação da presença das comunidades judaicas nesta antiga Vila, desde tempos medievais e modernos.

Planeia-se inaugurar este espaço até ao final do ano, o qual ficará aberto ao público e se constituirá como mais um local de receção turística e de usufruto para os visitantes do concelho.