Fotos Reunião (1)

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE VAI ESTAR PRESENTE NAS CAPEIAS ARRAIANAS

A segurança nas Capeias foi tema da reunião realizada no dia 18 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na qual estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Proença, o Comandante do Posto da GNR do Soito, Carlos dos Santos, o Coordenador da Proteção Civil Municipal, Alberto Barata, e os Presidentes e Representantes das Mordomias/Freguesias onde se realizam Capeias.

Na ocasião, e com o aproximar da temporada das Capeias, abordaram-se temas relacionados com a melhoria da segurança e assistência nas Capeias, nomeadamente médica, pelo que, este ano, uma unidade móvel com equipa médica, apoiada pelos Bombeiros Voluntários, passa a estar presente nas Capeias.

Pretendeu-se assim, uma vez mais, o debate e partilha de boas práticas em prol da valorização e preservação daquela que é a mais identitária das expressões da nossa cultura, das nossas tradições, em especial da raia sabugalense, a Capeia, registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde 2011.

Decorreu, também, no dia 16 de julho, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, com a participação de Representantes de entidades que a integram: Município do Sabugal, Serviço Municipal de Proteção Civil, Agrupamento de Escolas do Sabugal, Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito, GNR da Guarda, Sabugal, Soito e Vilar Formoso.

Nesta sessão de trabalho foi discutido o Plano de Segurança referente às Capeias, bem como apresentado o Programa ‘Aldeias Seguras Pessoas Seguras’ (2024) e o Plano de Coordenação da 85.ª Volta a Portugal, que tem passagem pelo concelho a 28 de julho.