SESSÃO SOBRE LITERACIA DIGITAL NO SABUGAL

No dia 13 de abril, a Biblioteca Municipal do Sabugal acolheu uma sessão de trabalho sobre o tema ‘Literacia digital em ação contra a desinformação’.

No decorrer da atividade, as jornalistas e investigadoras Sofia Branco e Isabel Nery, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Associação Literacia para os Media e Jornalismo – ALPMJ, destacaram alguns conceitos relacionados com a temática, dando, igualmente, a conhecer metodologias e ferramentas que permitem uma melhor verificação da informação e consequente desconstrução da desinformação, num importante momento de aprendizagem e partilha entre os participantes.

Esta iniciativa foi promovida no âmbito do Projeto Projeto ‘MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior’, em estreita colaboração com o Município do Sabugal, bem como a ALPMJ e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas – CENJOR, que integram o Observatório Ibérico de Media Digitais – IBERIFIER.

De realçar que o Município do Sabugal é um dos parceiros do Projeto ‘MAIs’, que está a ser implementado no Sabugal e em São Pedro do Sul, desde 2020, mediante financiamento do Programa Conciliação e Igualdade de Género – EEA Grants.

Neste âmbito, vai ter lugar no Sabugal, no dia 21 de abril, o Seminário Internacional ‘Projeto ‘MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior. Para Sempre’, estando as informações sobre o mesmo disponíveis aqui.

(Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em: www.eeagrants.gov.pt.)