PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Realizou-se no dia 15 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião promovida pelo Município do Sabugal, cuja prevenção de incêndios florestais foi o tema central, nomeadamente a obrigatoriedade de execução das faixas de gestão de combustível.

De realçar que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa com largura não inferior a 50 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, sempre que esta faixa abranja terrenos ocupados com floresta, matos ou pastagens naturais. Essa limpeza terá que ser executada até ao dia 15 de março.

Nos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais, e previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, essa faixa de proteção não pode ser inferior a 100 metros. Compete essa responsabilidade aos proprietários, arrendatários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos inseridos nessas faixas.

Ainda no mês de fevereiro e no próximo mês de março vão decorrer ações de sensibilização  em várias localidades do concelho do Sabugal, por forma a esclarecer toda a população sobre as áreas objeto de intervenção.

(mais…)