NATURCÔA - Imagem, Natureza e Património
No primeiro fim de semana de novembro, o concelho do Sabugal vai ser palco do ‘Naturcôa’, evento dedicado à fotografia e natureza, onde não vão faltar conferências, workshops, exposições, mas também um passeio fotográfico.
Na tarde do dia 2 de novembro, sábado, no Auditório Municipal, decorrerá um ciclo de conferências, com a participação de seis oradores: Luís Quinta (fotógrafo e realizador de história natural), Kitato (instagrammer/jornalista do Público), Anabela Paula (bióloga), Rui Gaiola (fotógrafo), Ricardo Guerreiro (fotógrafo e realizador de documentários de natureza) e Domingos Lopes (engenheiro florestal e arquiteto paisagista).
Para o dia seguinte, domingo, está marcado um passeio fotográfico pelo concelho, o qual contará com workshops e orientação por parte dos oradores.
Durante o evento, estará patente no Museu do Sabugal uma exposição fotográfica que contará não só com fotografias da autoria dos oradores, como também de alguns fotógrafos residentes no concelho.
Unidos no grande objetivo de partilhar conceitos, perspetivas e modos de vida que nos possam aproximar de uma visão de futuro alicerçada na sustentabilidade, filhos da terra, técnicos, profissionais da imagem e amantes das maravilhas naturais e culturais vão marcar presença no ‘Naturcôa’.
Numa lógica de sustentabilidade ambiental, esta iniciativa tem como principal propósito partilhar, problematizar e valorizar as grandes riquezas naturais e culturais do território sabugalense junto dos munícipes, visitantes e parceiros.
Entre os objetivos específicos, pretende-se dar a conhecer os valores naturais e histórico-culturais do concelho à sua população, sensibilizando para a importância afetiva, mas também económica e funcional deste seu património, assim como explorar estas riquezas naturais e culturais como atrativo à visitação e descoberta deste rico território, de modo a potenciar o turismo e sustentabilidade da região, e ainda dar a conhecer empresas e/ou marcas locais que ofereçam bons produtos e/ou serviços de alguma forma relacionados com a valorização da natureza/património cultural e mostrá-los como exemplos de empreendedorismo e vitalidade económica da região.
Aqui nasce o Côa, o rio que define o território. Responsável direto ou indireto por grande parte do património cultural (material e imaterial) e natural do concelho do Sabugal.
Queremos, sobretudo, que partilhe deste evento onde diferentes olhares nos darão novas perspetivas.
Numa organização do Município do Sabugal, o ‘Naturcôa´ pretende ser uma bandeira da promoção do património natural/cultural, refletindo na sua organização uma consciência ecológica e de ligação à natureza exemplar para os participantes e oradores de renome.
A título de exemplo, o valor resultante das entradas será aplicado integralmente na aquisição de carvalhos-negral, posteriormente plantados, em atividades conjuntas com o agrupamento de escolas, nas áreas ardidas do concelho do Sabugal. Outro exemplo, de foco mais imediato, é a ausência de plástico de uso único em todo o evento e a redução do impacto dos resíduos gerados nos dois dias de festival através de uma parceria com a Resiestrela, empresa que opera no distrito da Guarda na gestão de resíduos, no sentido de disponibilizar ecopontos para distribuir no local do evento e garantir que todas as embalagens de plástico/metal, papel/cartão e vidro que sejam usadas tenham como destino a reciclagem. Ainda nesta perspetiva, teremos água gratuita para os participantes do evento. Os participantes poderão adquirir copos e garrafas reutilizáveis ou então trazer a sua própria garrafa de casa a fim de a reutilizarem.
Mais informações/inscrições aqui