Cartaz Muralhas Com História 2024

'MURALHAS COM HISTÓRIA’ 2024

De 20 a 22 de setembro, na Aldeia Histórica de Sortelha, o Município do Sabugal volta a promover o evento ‘Muralhas com História’.

Na XII edição do ‘Muralhas com História’ experienciamos as vivências do reinado de D. Dinis, filho de D. Afonso III, que ascendeu ao trono de Portugal em 1279.

D. Dinis é um dos responsáveis pela criação da nossa identidade nacional e pelo alvor da consciência de Portugal enquanto estado-nação. Durante o seu reinado, ele procurou reorganizar a administração interna, elaborando um conjunto de leis baseadas na realidade política, económica e social do país, marcando de forma inequívoca e permanente este território de fronteira.

Destaca-se, para a região onde se localiza Sortelha, a redação do Tratado de Alcanizes, com o rei de Castela e Leão, Fernando IV, assinado a 12 de setembro de 1297, após um período de tensão e várias incursões militares de ambos os lados, que permitiu definitivamente determinar as fronteiras nacionais e resolveu vários focos de conflito entre os dois países.

A pulseira de acesso ao evento tem um custo de 2 euros, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 12 anos (inclusive), desde que acompanhadas por um adulto (sem necessidade de pulseira). Esta pode ser adquirida online, na BOL: https://muralhascomhistoria.bol.pt/e nos diversos pontos de venda associados (FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Quiosques Serveasy, entre outros) ou durante o evento, na bilheteira local. (O ingresso online tem de ser trocado pela pulseira na bilheteira local. Oferta de copo de barro, limitado ao stock existente.)

A viagem ao quotidiano medieval é complementada com recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, animação infantil, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais e animação contínua ‘pera cá e pera lá’.

Sortelha é o cenário ideal para recuar no tempo… em nenhum sítio se sentirão tão transportados para a Idade Média como nas nossas ‘Muralhas com História’.

O evento ‘Muralhas com História’ decorre no seguinte horário:
▪ sexta-feira, dia 20 – das 09h30 às 00h00
▪ sábado, dia 21 – das 12h00 às 00h00
▪ domingo, dia 22 – das 12h00 às 21h30

‘Muralhas com História’ é um evento temático preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos cavaleiros que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias caraterísticos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval.

Esta recriação histórica assume-se como um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão. O cenário dentro do ‘Muralhas com História’ permite aproveitar o património, dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade.

Pode viajar ao ‘Muralhas com História’ em transporte coletivo, que fará o percurso de ida e volta, entre o Sabugal (Largo da Fonte) e Sortelha (entrada no Centro Histórico), gratuitamente.

À chegada a Sortelha asseguramos o transporte (aproximadamente de 15 em 15 minutos) entre os parques de estacionamento (Corredoura [P1] e Campo da Bola [P2]) e a entrada no Centro Histórico.

Uma organização do Município do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas, Junta de Freguesia de Sortelha e Associações Locais.

PASSE AS PORTAS DA MURALHA, CALCORREIE AS RUAS DO BURGO E RECUE, CONNOSCO, ATÉ AO REINADO DE D. DINIS – O LAVRADOR – REI DE PORTUGAL E DOS ALGARVES.


CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

D. Dinis, ‘O Lavrador’
Rei de Portugal e dos Algarves
1261 – 1325

Na muy formosa Sortelha recuamos às vivências do reinado de D. Dinis.

O monarca, filho de D. Afonso III, ascendeu ao trono de Portugal, em 1279, após a morte do seu pai, de forma pouco pacífica. O seu irmão, o infante D. Afonso, contestou a sua legitimidade ao trono, argumentando que D. Dinis tinha nascido antes do Papa ter reconhecido o casamento de seus pais (D. Afonso III com D. Beatriz), o que tornava D. Dinis, um filho ilegítimo.

D. Dinis respondeu ao desafio, submetendo o irmão à obediência régia, acompanhado por homens do seu mando, e foi aclamado rei de Portugal, em Lisboa, em 1279. D. Dinis é um dos responsáveis pela criação da nossa identidade nacional e pelo alvor da consciência de Portugal enquanto estado-nação. Durante o seu reinado, ele procurou reorganizar a administração interna, elaborando um conjunto de leis baseadas na realidade política, económica e social do país, marcando de forma inequívoca e permanente este território de fronteira.

Destaca-se, para a região onde se localiza Sortelha, a redação do Tratado de Alcanizes, com o rei de Castela e Leão, Fernando IV, assinado a 12 de setembro de 1297, após um período de tensão e várias incursões militares de ambos os lados, que permitiu definitivamente determinar as fronteiras nacionais e resolveu vários focos de conflito entre os dois países.

O Tratado de Alcanizes enumerou um conjunto de localidades e posições fortificadas, que passaram definitivamente para domínio castelhano e outras para domínio português, comprometendo-se ambas as partes a aceitar a partilha e a renunciar a qualquer reclamação futura.

«E outro si eu El Rey Dom Fernando, entendendo, e conocendo, que vós aviades direito en aluns lugares dos Castellos, e Villas de Sabugal, e de Alfayates, e de Castel Rodrigo, e de Villa Mayor, e de Castel Boom, e de Almeida, e de Castel Melhor. e de Monforte, e dos outros Lugares de Riba Coa, que vós Rey Dom Diniz teendes agora en vossa mão, e por que me vós partades do direito, que aviedes en Vallença, e em Ferreira, e en no Sparagal, que agora tem a Ordem d’Alcantara asá maão, e que aviades en Ayamonte, e en outros Lugares dos Reinos de Leon e de Galiza». In Tratado de Alcanizes, a 12 de setembro de 1297

Este acordo de delimitação de uma nova fronteira enquadrava-se no âmbito geral da estratégia diplomática e defensiva de D. Dinis, com vista a um acordo de paz sólido e duradouro com o reino vizinho.

Esta aliança política foi selada pelo casamento da infanta D. Constança de Portugal com o rei de Castela, D. Fernando IV, e reversamente do infante D. Afonso de Portugal – futuro rei D. Afonso IV – com D. Beatriz de Castela, irmã do rei castelhano D. Fernando IV.  D. Dinis reinou até à sua morte, em 1325, tendo sido um grande amante das artes e das letras, tornando-se um verdadeiro patrono e contribuindo para o desenvolvimento da poesia trovadoresca na Península Ibérica. Ele não só era rei, como foi poeta e trovador, tendo contribuído com inúmeras cantigas de amigo e sátira.

Durante o seu reinado tomou medidas para estimular a agricultura, o que lhe valeu o cognome de ‘O Lavrador’, cedendo terras para cultivo a pessoas que não possuíam propriedades, promovendo o arroteamento de terrenos incultos, e dando isenção de pagamentos de taxas em determinadas culturas, como a vinha, por exemplo.


NORMAS DE PARTICIPAÇÃO | DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CANDIDATURA

EDITAL – Constrangimentos de trânsito

EDITAL – Constrangimentos de trânsito (1ª Corrida ‘Muralhas com História’)

INSCRIÇÕES – Até dia 6 de agosto (ENCERRADAS)