Sa Estamo A9a04251 07 10 2024

MUNICÍPIO DO SABUGAL ASSINA ACORDO PARA GESTÃO DE PATRIMÓNIO DO ESTADO

Decorreu no dia 7 de outubro, na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, a cerimónia de assinatura dos acordos de transferência de competências de gestão de imóveis com os municípios.

No Município do Sabugal, esta transferência de competências de gestão diz respeito às antigas casas florestais: Casa Abrigo Paraíso (Fóios), Casa Abrigo Cabeço Vermelho (Fóios) e Casa Abrigo do Fojo (Quadrazais).

Com a formalização deste acordo, a Autarquia pretende reabilitar os imóveis em causa e destiná-los, entre outros fins, a atividades de turismo e natureza e, também, instalação de casas de apoio aos sapadores florestais.

O Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, esteve presente na sessão promovida pela ESTAMO e ANMP, que contou com a participação do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes.

Na ocasião, os acordos celebrados asseguram a transferência de 27 imóveis do Estado, que se encontram sem utilização ou devolutos, para a gestão de 17 municípios, num valor global de 8,5 milhões de euros.

(Fotos: ESTAMO)