MARATONA COM ‘ORQUESTRA DE BOLSO’ PELO CONCELHO DO SABUGAL
Nos dias 13 e 14 de abril, o concelho do Sabugal acolhe a primeira maratona com ‘orquestra de bolso’, uma iniciativa inovadora da Orquestra Sem Fronteiras (OSF).
Neste fim de semana preenchido por música, o Sabugal (Auditório Municipal – 21h30), Rapoula do Côa (Igreja Matriz – 11h30), Alfaiates (Igreja Matriz – 14h30), Aldeia Velha (Igreja Matriz – 16h00) e Soito (Salão Paroquial – 17h30) vão ser visitados pela OSF em versão ‘orquestra de bolso’, que vai apresentar a música clássica de Antonín Dvorák, em combinação com uma conversa com o público, durante o concerto, de forma a melhor ilustrar e complementar a audição deste tipo de música.
Esta iniciativa, prontamente acolhida e apoiada pelo Município do Sabugal, pretende ser um contributo para a fixação do talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico. Simultaneamente, promove-se o acesso à cultura, levando a música clássica às localidades do interior raiano através da realização de concertos gratuitos, ensaios abertos e ações de pedagogia e introdução à música às populações locais.
A direção e apresentação está a cargo do maestro Martim Sousa Tavares, fundador/diretor da OSF e uma das vozes mais ativas e inovadoras no campo da comunicação musical.