MALCATA E ALTO-CÔA – DESTINO CICLÁVEL DE EXCELÊNCIA
O território “Malcata e Alto-Côa” prepara-se para ser o 1.º destino ciclável do país.
Com enquadramento em ações previstas na candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável e em resposta ao aviso de concurso “Património Natural” lançado pelo POR Centro, no Domínio Sustentabilidade e Eficiência no Usos de Recursos, os municípios de Almeida, Sabugal e Penamacor pretendem, a curto prazo, implementar uma rede estruturada de infraestruturas de apoio à promoção da mobilidade suave, enquanto ferramenta preferencial para a visitação e contemplação dos patrimónios naturais, tirando partido da ampla rede de estradas secundárias existentes, algumas das quais pelas suas características são per si um potencial motivo de atratividade (estradas cénicas).
Estes Circuitos de Mobilidade Suave e Inclusiva, complementarão e aproveitarão a oferta de turismo de natureza já existente (percursos pedestres, centros de BTT e Grandes Rotas Pedestres), dando resposta a uma procura crescente na utilização das duas rodas, quer itinerante quer de lazer centrado num ponto de alojamento.
É mais um passo importante rumo à especialização do território e à ambição de o transformar num importante destino turístico a nível nacional e internacional. É a aposta no conceito “Bicicleta para Todos”.