Alfaiates (2)

INAUGURAÇÃO DAS ‘OBRAS DE CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO DO CASTELO DE ALFAIATES’

As ‘Obras de Conservação e Reabilitação do Castelo de Alfaiates’ foram inauguradas no dia 3 de agosto, com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Com um investimento de cerca de 800 mil euros, comparticipado em 85% pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, estas obras de reabilitação e conservação pretenderam estancar o processo continuado de degradação estrutural do Castelo de Alfaiates, classificado como Monumento Nacional, exemplar do chamado “estilo de transição” na arquitetura militar – séculos XV/XVI. Esta intervenção conferiu, simultaneamente, um nível de qualificação, tanto do ponto de vista físico como funcional, neste último caso através do reforço da sua componente lúdica e cultural, introduzindo elementos que possibilitem processos de interpretação mais apelativos, que garantam uma maior atratividade para a visitação.

Na inauguração, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, realçaram a importância destas obras, tendo o autarca sabugalense referido que as mesmas expressam bem “a nossa preocupação para a importância de preservar e valorizar o património, a nossa história. O património dá sentido de pertença à comunidade, reforça o orgulho de onde viemos e de quem somos, fortalece as nossas raízes e atrai visitantes”.

A visita ao Castelo de Alfaiates foi antecedida de receção no gabinete do Presidente da Câmara, tendo sido assinado pelo Ministro da Agricultura e Pescas o Livro de Honra e entregues ofertas institucionais. Na ocasião, o Executivo sensibilizou o Ministro para as necessidades do concelho, tendo, inclusivamente, sido entregue um dossier com informações alusivas às preocupações com a agricultura e a barragem, entre outras.