INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ‘A ARQUITETURA HISTÓRICA E TRADICIONAL DO OCIDENTE SALMANTINO’

Foi inaugurada no dia 8 de junho, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, a exposição ‘A arquitetura histórica e tradicional do ocidente Salmantino’.

Na ocasião, o Vereador Amadeu Neves e o Diretor Geral de Património da Junta de Castilla y León, Gumersindo Bueno Benito, fizeram questão de realçar a importância da cooperação transfronteiriça e deste tipo de iniciativas que fomentam a boa relação entre as entidades e reforçam os laços entre Portugal e Espanha.

Os autores do estudo e comissários da exposição, Pedro Javier Cruz Sánchez e Beatriz Valdelvira Sánchez, também marcaram presença na inauguração, fazendo uma breve apresentação dos conteúdos expostos.

Cedida pela Junta de Castilla y León, esta exposição apresenta os resultados dos estudos de investigação sobre a arquitetura dos séculos XVI a XX, nas subcomarcas do ocidente Salmantino, que mostram a diversidade de soluções construtivas utilizando os recursos da sua envolvente natural e adaptadas às suas funções agropecuárias e residenciais.

Como complemento a esta exposição, são também apresentadas fotografias de alguns exemplares da arquitetura tradicional do concelho do Sabugal, que permitem traçar paralelos/contrastes entre soluções construtivas de ambos os lados da fronteira.

A exposição ‘A arquitetura histórica e tradicional do ocidente Salmantino’ pode ser visitada até ao dia 11 de julho, de segunda-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.