Reunião Lince Malcata (1)

ICNF E MUNICÍPIOS DO SABUGAL E DE PENAMACOR JUNTAM ESFORÇOS PARA O REGRESSO DO LINCE-IBÉRICO À MALCATA

A Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, a equipa do lince-ibérico do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), e os presidentes das Câmaras Municipais do Sabugal e de Penamacor reuniram-se, no dia 17 de maio, na sede da Reserva Natural da Serra da Malcata, em Penamacor, para delinear um caminho de regresso do lince-ibérico à Serra da Malcata.

Este território constitui uma das áreas de ocorrência histórica de lince em Portugal que, como tal, foi incluída nas áreas potenciais de reintrodução no âmbito do projeto LIFE Iberlince, não tendo sido escolhida pelo facto de à data da realização dos censos (2012 e 2013) praticamente não possuir coelho-bravo.

Desde então, as duas autarquias, conjuntamente com outras entidades, têm vindo a promover iniciativas visando repor densidades de coelho-bravo compatíveis com as necessidades do lince-ibérico, não apenas de subsistência, mas que, paulatinamente, possibilitem o estabelecimento de fêmeas territoriais reprodutoras e, ao mesmo tempo, a sustentabilidade alimentar de outras espécies relevantes, entre as quais se destacam várias aves de rapina.

Preparando uma futura reintrodução no campo, serão construídos dois cercados, de forma a poderem acolher alguns linces provenientes dos centros de reprodução.

Esta reintrodução será complementada a médio prazo pela natural expansão da espécie, a partir dos territórios de origem, à medida que as áreas iniciais de reintrodução, quer em Portugal – Vale do Guadiana – quer em Espanha – Andaluzia, Castilla-La Mancha e Extremadura – fiquem saturadas com os jovens linces que todos os anos nascem em liberdade.

Para se considerar uma população selvagem de linces, além do coelho-bravo, outros fatores biofísicos e sociais da Serra da Malcata serão avaliados e, se necessário, melhorados através de uma gestão ativa. O regresso do lince a qualquer território onde já existiu no passado será sempre um esforço conjunto, no qual ICNF, autarquias e outros participantes contribuirão com medidas e iniciativas delineadas de forma integrada, para que o caminho de regresso decorra sem sobressaltos e possa conduzir ao restabelecimento de uma população de lince-ibérico na Serra da Malcata, também conhecida como “Terras do Lince”.

O censo de lince-ibérico (Lynx pardinus) desenvolvido durante 2023 evidenciou que a espécie superou a barreira dos 2 000 exemplares, 1 730 em Espanha e 291 em Portugal.