GUARDA 2027 ESCOLHE MANDATÁRIOS PARA A JUVENTUDE ATRAVÉS DE CONCURSO DE IDEIAS
A candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 vai ter dois Mandatários para a Juventude escolhidos através do concurso de ideias BI2047.
Como será a região da Beira Interior em 2047, vinte anos depois da Capital Europeia da Cultura? Que herança vai deixar na região a realização desta iniciativa? Este é o mote do BI2047, destinado a jovens nascidos a partir de 1997.
“Quando 17 municípios se unem para uma candidatura a Capital Europeia da Cultura há uma oportunidade rara para pensar o futuro de toda uma região”, refere Pedro Gadanho, diretor Executivo da Guarda2027.
Assim surge um desafio simples: pôr os jovens a pensar em boas ideias para a sua região.
“Para começar a reflexão sobre o futuro da Beira Interior nada melhor do que perguntar aos jovens quais as suas aspirações, os seus desejos, os seus sonhos para a região onde vivem. Eles são os protagonistas do futuro, e as suas ideias e imaginação devem ser o nosso ponto de partida,” justifica o diretor executivo.
As 27 melhores sugestões serão apresentadas publicamente no próximo Dia Mundial da Juventude, que se celebra a 30 de março, em local e horário a anunciar.
Uma jovem e um jovem, autores das duas ideias com maior impacto, serão designados Mandatários da Juventude, passando a acompanhar o processo de candidatura e a representar os jovens nesta iniciativa.
“Através deste concurso queremos encontrar os Mandatários da nossa Candidatura, mas acima de tudo queremos traçar um novo ‘bilhete de identidade’ para a Beira Interior e ganhar inspiração das boas ideias dos jovens de toda a região,” remata o responsável pela Candidatura.
Para concorrer, basta seguir três passos. Descrever a ideia em menos de 100 palavras (juntar
ilustração se necessário), apresentar numa página A4 e enviar a proposta em formato PDF para o email: bigideas@Guarda2027.pt. As ideias devem ser formalizadas até às 24h00 do dia 16 de março.
A candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 tem como diretor executivo o arquiteto Pedro Gadanho, ex-diretor do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, e ex-curador do departamento de Arquitetura e ‘Design’ do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque.
O Conselho Estratégico é liderado por Urbano Sidoncha, professor na Universidade da Beira Interior, e a Comissão de Honra pela antiga ministra Teresa Gouveia.
O Conselho Geral, presidido pelo presidente do município da Guarda, integra os presidentes de 17 autarquias da região (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal, Trancoso, Belmonte, Covilhã, Fundão, Aguiar da Beira e Vila Nova de Foz Côa).
Mais informações podem ser obtidas aqui ou através do email: comunicacao@guarda2027.pt