CICLOTURISMO

Conheça os circuitos onde estão incluídas cinco zonas de subida, que são um desafio aliciante para os ciclistas, considerando as particularidades técnicas associadas à distância, desnível acumulado, altitudes e inclinações.

Os percursos estão classificados em três níveis de dificuldade, definidos pela respetiva distância e altimetria, permitindo o acesso a todos os utilizadores da bicicleta:

Circuito 1 ‘Aldeia Histórica’ – formato gpx (download)

(Distância: 42 km – acumulado: 850m)

Percurso circular e de distância acessível, os 42 km  levam-nos até Sortelha – uma das aldeias mais bonitas de Portugal. O encanto do percurso reside na beleza rude das grandes pedras de granito.

Circuito 2 ‘Nascente do Côa’ – formato gpx (download)

(Distância: 80 km – acumulado: 1400m)

Saída do Sabugal, seguindo curso do rio Côa, com passagem pelas freguesias de Quadrazais, Vale de Espinho e subida à Serra das Mesas (nascente do Côa). No regresso, subida à Serra do Homem de Pedra por Aldeia Velha, a paisagem envolvente é simplesmente maravilhosa até Malcata. 

Circuito 3 ‘5 Vilas Medievais’ – formato gpx (download)

(Distância: 115 km – acumulado: 2150m) 

Percurso longo, exigindo alguma preparação física, tem subidas desafiantes – Quarta-Feira e Bendada-Penalobo. O percurso é uma viagem pela História, pelas 5 Vilas Medievais, com o seu início no Sabugal, passagem por Sortelha, Vila do Touro, Vilar Maior e Alfaiates.

Circuito 4 ‘À Volta do Sabugal’ – formato gpx (download)

(Distancia: 138 km – acumulado: 2330m) 

Num percurso longo, e ao mesmo tempo desafiante, somos levados aos limites dos sentidos e do concelho. São 138 kms que nos permitem descobrir e explorar o vasto património rural e natural.

Em cada circuito estão incluídas zonas de subida (identificadas na app ‘Strava’):

  • Fóios – Nascente do Côa (Lameirão)
  • Aldeia Velha – Serra do Homem de Pedra
  • Sortelha
  • Quarta-Feira – Águas Belas
  • Bendada – Penalobo