COMEMORAÇÕES DO DIA DO CONCELHO | 2018

Pelo oitavo ano consecutivo comemorámos o Dia do Concelho. Forma de celebrar o histórico dia 10 de novembro, data em que D. Dinis, em 1296, confirmou o foral a Vilar Maior e ao Sabugal.

O programa das comemorações iniciou com uma visita à exposição permanente de arqueologia do Museu do Sabugal, constituída por objetos arqueológicos, recolhidos no concelho do Sabugal, e que permite contar a história da ocupação humana das terras de Riba Côa desde a pré-história até ao séc. XX.

Seguiram-se as visitas às obras da Escola Básica do Sabugal, que vai acolher no ano letivo 2019/2020 o 1.º ciclo, e, a convite da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal, realizou-se uma visita ao novo quartel dos Bombeiros, uma obra muito ambicionada pela referida Associação e muito impulsionada pela Câmara Municipal.

No início da sessão solene, e depois do momento musical interpretado pelo Duo de Violinos Duarte Andrade e Gonçalo Adriano, no Auditório Municipal, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, começou por referir que o Dia do Concelho é “um momento de celebração da nossa História, um momento para  enaltecer o legado dos que nos precederam. Todos devemos muito a muitos, tantos foram os que, começando com D. Dinis, se esforçaram em dar vida a este vasto concelho”, mas além da celebração, o Dia do Concelho é “um momento de evocação das nossas raízes, das nossas tradições, da nossa cultura, dos nossos patrimónios; é tudo isso que nos dá identidade, que nos dá sentido de pertença, que nos faz sentir – com muito orgulho – sabugalenses”, realçou.

A sessão prosseguiu com a entrega da Medalha de Mérito Cívico do Município do Sabugal ao General Artur Neves Pina Monteiro, atribuída na sessão solene de 2017 e que, dada a impossibilidade da sua presença, por compromissos inerentes à sua função, foi-lhe entregue este ano.

A atribuição de distinções honoríficas continuou, com a condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município e votos de louvor a trabalhadores aposentados.

Foi também atribuída a Medalha de Mérito Cultural do Município do Sabugal ao Dr. Adérito Tavares, que proferiu a oração de sapiência ‘Identidade Nacional e Identidade Local’.

“Que cada um de nós colha o melhor das experiências, da ousadia, da criatividade dos outros para fazermos do nosso caminhar um percurso digno, que venha a merecer dos vindouros o futuro reconhecimento e a reconhecida homenagem”, concluiu na sua comunicação o presidente da autarquia.

Este dia comemorativo culminou com um concerto à noite, no Auditório Municipal, com a Orquestra Nova de Guitarras, dirigida pelo Maestro Miguel Madaleno e composta por 55 elementos.

Mais fotos aqui