BOLETIM MUNICIPAL N.º 3/2023

Caros Munícipes, amigas e amigos,

Com o aproximar do final do ano importa refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses, marcados pela reafirmação de uma das estratégias-chave do Município para o desenvolvimento do território – a valorização do que nos identifica enquanto sabugalenses, numa ligação indissociável entre o passado, rico em história, e o futuro, vasto em oportunidades.

No verão, recebemos os nossos emigrantes e celebrámos as tradições da terra, com destaque para a Capeia Arraiana, a maior das nossas festas, símbolo da cultura sabugalense. Levámos o nosso território além-fronteiras, ao acolher mais de 70 participantes da Jornada Mundial da Juventude e com a realização da 8.ª edição do Bendada Music Festival, que continua a trazer dezenas de jovens até ao nosso território.

A ação social é uma das nossas principais preocupações e, para responder às dificuldades das famílias, o Município reforçou o apoio à comunidade escolar. Às famílias com crianças inscritas em creches das instituições do Concelho, ser-lhes-á concedido um apoio no valor de 40 euros, a descontar na mensalidade. Aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino público e particular, o Município oferece livros de fichas e reforça apoios a nível do material escolar a alunos beneficiários do 1.º e 2.º escalão do abono de família, num investimento global superior a 60 mil euros. Para os estudantes universitários, atribuem-se apoios no valor de 240€ aos alunos matriculados no Ensino Superior.

É para as pessoas, e o seu futuro, que promovemos iniciativas de proteção do património natural, como o “Olhos de Lince”, que preencheu as férias escolares com atividades centradas na proteção ambiental, e o acolhimento de duas sessões para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos das Barragens do Sabugal e Meimoa, que abordaram a problemática das alterações climáticas.

A realização de obras estratégicas, como a Requalificação da Praça da República e Largo de S. Tiago, a Requalificação do Acesso Sul à Cidade do Sabugal- Fase 1; a Reabilitação e Renovação do Edifício para Instalação do Smart Work Center do Sabugal, a Recuperação das Margens do Côa Entre Pontes – Fase 2 e a Conservação e Reabilitação do Castelo de Alfaiates – um investimento global de cerca de 7 milhões de euros, que representa oportunidades de futuro.

Conservamos o compromisso de continuar a celebrar quem somos e de onde viemos, a fortalecer a nossa comunidade e a preparar o futuro deste território tão especial e que a todos pertence.

Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal