BOLETIM MUNICIPAL N.º 2/2022
Caros Munícipes, amigas e amigos,
Estes foram dois anos que, por circunstâncias que todos conhecemos, em muito condicionaram a realização das atividades culturais e recreativas que estão na génese daquilo que somos e que nos marcam incondicionalmente enquanto sabugalenses.
No entanto, a primeira metade de 2022 revestiu-nos de otimismo e renovou-nos a esperança. Da programação cada vez mais constante no nosso Auditório aos eventos “Sabugal Respira Desporto” que regressaram em força, passando pelas exposições que trouxeram de volta as pessoas ao Museu do Sabugal. Dos concertos de fado levados às nossas aldeias aos espetáculos em rede, voltámos a poder viver a cultura juntos, em comunidade.
Mas o melhor ainda está para vir. O mês de agosto verá o regresso, em todo o seu esplendor, das Capeias Arraianas que, desde 2011, estão registadas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Poucos serão os traços culturais que tão bem encapsulam aquilo que é ser das “Terras do Forcão” como este momento de demonstração de força coletiva em que homens se juntam para pegar ao forcão e enfrentar o touro.
O mês de agosto, sobretudo na zona raiana, será, assim, bastante animado em manifestações de tauromaquia popular: além das referidas Capeias, haverá os tradicionais Encerros e Desencerros, Largadas, Garraiadas noturnas e diurnas, entre outras.
E será neste ambiente de festa, de convívio e animação que poderemos rever os familiares emigrados que regressam para as merecidas férias, e estar juntos em torno de um espetáculo que mostra bem o que é ser raiano e podermos regressar à nossa essência.
O mês seguinte, setembro, marca o regresso do nosso “Muralhas com História”. Podemos finalmente voltar a decorar a antiga vila de Sortelha ao jeito medieval e proporcionar esta viagem à nossa História, aos hábitos de outrora, à grandeza eterna deste território e das suas gentes, e às nossas mais profundas tradições.
Este ano tem sido, e continuará a ser, um ano de regresso. Regresso àquilo que somos e nos define. Regresso às nossas tradições e coisas que nos fazem felizes. Regresso ao verdadeiro Sabugal.
Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal