MUSEU DE VILAR MAIOR

Foi inaugurada no dia 10 de agosto, quarta-feira, a renovada exposição permanente do Museu de Vilar Maior, que se convencionou chamar de Museu Vivo de Vilar Maior por se pretender que o mesmo extravase as paredes do próprio edifício, que congregue todos os pontos de interesse da aldeia/região e a própria população residente seja um aliado na promoção e dinamização deste espaço.

Partindo do espólio existente e do objetivo definido no novo Projeto Museológico, foram traçadas as linhas condutoras da nova exposição permanente tendo dois eixos principais: o edifício e as peças.

A história do edifício (foi Casa da Câmara, Tribunal, Prisão, Escola Primária, Junta de Freguesia) é contada através de algumas peças pertencentes ao acervo (estandarte, candeeiro da audiência, objetos da antiga escola) e enquadrada por documentação histórica recolhida para o efeito.

Musealizou-se também a muralha, sobre a qual assentam as fundações desta antiga casa da Câmara de Vilar Maior e a sala da Prisão, que se torna objeto museológico per si. (mais…)