33º Digital Business Congress Apdc

NATURCÔA | 2024

A 5.ª edição do Naturcôa decorreu nos dias 2 e 3 de novembro, um evento de destaque nacional na valorização da natureza, da imagem e do património local.

Organizado pelo Município do Sabugal, o Naturcôa contou com um elevado número de participantes, que encheram o Auditório Municipal e esgotaram as inscrições para as diversas oficinas.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, sublinhou a importância da iniciativa “para fortalecer a ligação entre a comunidade e o seu território”, realçando, igualmente, “o seu forte contributo para o posicionamento estratégico do concelho no que se refere ao turismo de natureza”.

No primeiro dia, o Auditório Municipal foi o palco do Ciclo de Conferências e juntou uma plateia atenta e entusiástica. O início foi marcado pela apresentação da Residência Artística ‘Talhados na Pedra’, a qual se destacou pela sua intensidade emocional, retratando a ligação profunda entre as comunidades de Sortelha e a paisagem que as envolve tendo recebido efusivas reações da audiência, refletindo a força dessas memórias e histórias partilhadas. Luís Otávio (KITATO) levou os participantes numa viagem pelo território, entre histórias que entrelaçavam natureza e identidade cultural. João Bernardino trouxe uma abordagem única sobre a captura de momentos autênticos, enquanto Tiago Cerveira emocionou com as suas perspetivas sobre o património das zonas rurais. Anabela Paula, bióloga, enriqueceu as discussões com uma visão sobre a ecologia e gestão de ecossistemas.

Durante a tarde, Mário Trindade, conhecido pela sua resiliência, inspirou a audiência com o seu percurso e a sua paixão pela vida selvagem, enquanto Nuno Cabrita cativou pela sua perspetiva única da fotografia artística em meio natural. Merche Llobera, fotógrafa internacional, cativou com a sua experiência em fotografia de conservação, e Ricardo Nascimento revelou as belezas do mundo subaquático. Milene Matos, bióloga focada em educação ambiental, completou o painel com uma reflexão sobre a importância da sensibilização ambiental, tendo falado sobre o projeto de conservação do Abutre Preto em Portugal e na Europa, havendo ainda espaço para curtas palestras de parceiros da Câmara Municipal do Sabugal e fotógrafos locais. João Soutinho da Associação Verde, falou do projeto Gigantes Verdes, o qual se irá expandir pelo país e onde se inclui o concelho do Sabugal. O CERVAS Gouveia apresentou um novo livro da autoria da Associação – ‘Olha quem canta assim’, “o livro infantil permitirá descobrir segredos da Natureza, conhecer amigos de asas coloridas e aprender a escutar e interpretar alguns dos sons mais comuns das aves de Portugal”. A terminar, Rui Gaiola, fotógrafo nascido no Sabugal, apresentou o seu mais recente livro fotográfico ‘Welcome to Alaska’ – um livro de fotografias que é “um filme” num cenário inóspito.

Também no sábado, dia 2 de novembro, houve espaço para os mais pequenos, com lugar para a oficina de introdução à biodiversidade PENAS (Protege os Ecossistemas Naturais dos Animais Selvagens), trazida pelo parceiro CERVAS Gouveia, e, durante a tarde, um novo parceiro, a Associação Vitamina Natureza ocupou os mais pequenos numa tarde repleta de brincadeira e transmissão de conhecimentos, sempre numa perspetiva de tornar as crianças felizes, de lhes assegurar momentos únicos, tendo sempre por base uma missão maior que passa por lhes incutir valores e sentido de responsabilidade.

À semelhança de anos anteriores, o segundo dia proporcionou um contacto mais direto com a natureza através dos workshops de ‘Terapia de Floresta’, pela Malcata Eco Experience, e ‘Cogumelos Silvestres do Alto Côa’, ambos esgotados. Também no dia 3 de novembro e com inscrições esgotadas, o icónico passeio fotográfico, ao nascer do sol, reuniu entusiastas que captaram a beleza singular do Sabugal, numa partilha de conhecimentos e experiências.

À semelhança de anos anteriores, o segundo dia proporcionou um contacto mais direto com a natureza, com workshops e o icónico passeio fotográfico, ao nascer do sol, numa partilha singular de conhecimentos e experiências, captando-se a beleza singular do Sabugal.

Em 2024, o Naturcôa destacou-se pelo forte envolvimento dos participantes no conceito do evento e pelo compromisso com a sustentabilidade, deixando memórias que reforçam a importância de preservar o nosso património natural e cultural, com particular realce para os produtos finais da residência artística ‘Talhados na Pedra’, cujo livro e curta-metragem documental, em estreia neste dia, tiveram um impacto muito significativo no público presente.