Sabugal Postboletim Out Nov Dez 2024

BOLETIM MUNICIPAL N.º 4/2024

Caros Munícipes, amigas e amigos,

Volvidos os meses de verão, que, como habitual, trouxeram consigo o regresso dos filhos da terra, aqueles que, embora espalhados pelo mundo, nunca esquecem as suas raízes, preparamos os dias mais frios com a ambição de proporcionar, a todos os que nos visitam e habitam, momentos de confraternização que celebram a essência do Sabugal.

Este foi mais um verão em que revivemos tradições que perduram no tempo. Entre elas, a Capeia Raiana eleva-se como o coração pulsante da nossa cultura. Mais do que um espetáculo, este é um ritual de união, um encontro de gerações em torno de um símbolo que nos distingue. A singularidade desta tradição, vivida com paixão, atrai não só os nossos, mas também todos aqueles que vêm de longe para descobrir o que faz do Sabugal um lugar tão especial.

Por outro lado, a afirmação do Sabugal enquanto destino turístico de excelência tem sido também fruto de um esforço coletivo. Ano após ano, as nossas paisagens, o nosso património e, sobretudo, a hospitalidade das nossas gentes conquistam cada vez mais corações. É por isso que, com orgulho, vejo o Sabugal consolidar o seu lugar como refúgio para quem procura cultura, história e beleza inigualáveis. Um crescimento que não aconteceu por acaso.

O investimento em infraestruturas, a preservação das nossas paisagens e a valorização das tradições são parte de um projeto maior: garantir que o nosso concelho se mantém fiel às suas raízes, enquanto projeta o seu futuro.

O Sabugal é calor, união e pertença — sentimentos que se renovam a cada estação do ano, em que acolhemos de braços abertos os que nos chegam, seja debaixo do sol que os leva às praias fluviais, ou da neve que marca os dias de inverno e o programa de iniciativas como o Sabugal Presépio, que preparamos com entusiasmo todos os anos.

O nosso futuro constrói-se com dedicação, de mãos dadas com a nossa identidade, cientes de que não haverá melhor forma de tornar o Sabugal num lugar próspero e cheio de vida.

Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal