Plano Estratégico (1)

REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DO SABUGAL

A primeira reunião sobre a Revisão do Plano Estratégico do Sabugal realizou-se no dia 4 de junho e marcou o arranque da 1.ª fase dos trabalhos a desenvolver, numa sessão que contou com a presença da empresa responsável pela prestação de serviços, membros do executivo municipal e técnicos da autarquia.

O Plano Estratégico do Sabugal foi elaborado pela Câmara Municipal, em 2013. Suportado por um diagnóstico aprofundado do território e um processo de participação dos agentes sociais, económicos, ambientais e culturais, apresentou uma visão para a década seguinte e um conjunto de ações concretas a desenvolver durante aquele espaço temporal, servindo de referencial orientador para a intervenção pública municipal.

Ao longo da última década, ocorreram mudanças importantes, quer a nível socioeconómico, de ordenamento do território, de investimento público municipal quer ao nível de estratégias e programas regionais com impacto no território do Sabugal. No horizonte da próxima década, o Sabugal vai estar confrontado com velhos e novos desafios para os quais parte com condicionantes, mas também potencialidades e uma nova geração de instrumentos de gestão e desenvolvimento territoriais que, no âmbito do PT2030, poderão ser aliados de um novo ciclo de intervenções para a coesão e o desenvolvimento do concelho.