PR6 – Rota dos Casteleiros
Ficha Técnica
Nome do Percurso: Rota dos Casteleiros
Localização: Freguesias: Sortelha; Casteleiro
Acessos: E-M.542 (Sortelha), E.N. 18-3 (Casteleiro)
Ponto de Partida: Largo de S. António – Sortelha
Coordenadas GPS: (40º 19’52,57’’ N; 7º 12’ 34, 44 O)
Ponto de Chegada: Largo do Espírito Santo – Casteleiro
Coordenadas GPS: (40º 18’ 06,07’’ N; 7º 13’ 51, 51 O)
Tipo de Percurso: Pequena Rota Linear
Âmbito: Paisagístico, histórico e arqueológico
Distância: Distância total a percorrer 5.85 km
Altitude Máxima e Mínima: 770,0 e 538,60m
Desníveis Acumulados: + 224,30m; – 410,30m
Duração: 2 horas e 04 min
Grau de Dificuldade: II-Fácil
Época Aconselhada: Todo o ano
PR6 (Descrição do percurso nos dois sentidos)
Sentido aconselhado
O percurso inicia-se em Sortelha, no Largo de Santo António, junto à estrada municipal. Atravessa este largo antigo ladeado por dois belos solares para sul, saindo logo da aldeia. A descida é suave e faz-se por entre hortas e olivais antigos. Lá no alto, a escarpa de granito e a torre de menagem do castelo que a encima tornam-se ainda mais imponentes. A facilidade da caminhada é abruptamente interrompida quando viramos para norte por uma ladeira íngreme em direção à “Porta da Vila”, entrada principal da Aldeia Histórica de Sortelha. Percorremos a rua principal desta antiga urbe medieval em direção a oeste e saímos pela “Porta Nova” para fora da muralha. Aqui existem também importantes vestígios medievais, como as ruínas da Igreja da Misericórdia e o antigo hospital. Daqui iniciamos uma descida moderada aproveitando uma antiga calçada medieval com alguns troços bem visíveis. Excetuando uma pequena subida logo após a Quinta das Parturas, o percurso faz-se por uma descida suave, ladeada primeiro por carvalhos e depois por matos rasteiros que nos acompanham até perto do Casteleiro. Junto desta localidade que já se insere na “Cova da Beira” abundam os olivais aproveitando um clima mais mediterrânico. O percurso termina junto da Capela de S. Francisco, no núcleo primitivo da aldeia de Casteleiro.
Sentido contrário ao aconselhado
O percurso inicia-se no Casteleiro, junto à Capela de S. Francisco, local mais antigo da aldeia. Segue depois em direção a norte por entre olivais que rodeiam esta localidade. Á medida que nos afastamos, os campos deixam de ser cultivados e os matos rasteiros proliferam. Entramos na antiga calçada medieval que se dirige a Sortelha e inicia-se uma subida suave até à Quinta das Parturas, pequeno aglomerado populacional próximo de Sortelha. Daqui até á aldeia histórica, o percurso faz-se por uma subida moderada com inúmeros troços de calçada relativamente bem preservados. Entra-se na muralha pela “Porta Nova” e percorre-se a artéria principal deste burgo medieval muito bem preservado até ´voltarmos a sair pela “Porta da Vila”, do lado oposto. Daqui descemos a ladeira inclinada por entre pequenos terraços até apanharmos um caminho mais largo e plano, que nos levará até ao Largo de Santo António, onde termina este percurso linear, quando feito no sentido contrário ao proposto.
PR6 Rota dos Casteleiros (características mais relevantes)
Esta pequena rota pretende dar a conhecer as aldeias de Sortelha e Penalobo e as áreas circundantes.
Sortelha é uma das famosas “aldeias históricas”, projeto amplamente conhecido e divulgado no nosso país. Assim, não é de estranhar que se trate do local mais visitado do concelho, apresentando vários alojamentos de tipo TER. Assim, o facto de estarmos numa “aldeia histórica” foi o principal motivo para a criação de uma pequena rota que complemente a oferta existente e ao mesmo tempo é o principal local de interesse do percurso.
O percurso aproveita uma antiga calçada medieval que liga Sortelha a Casteleiro. Esta calçada é outra das características mais relevantes do percurso, podendo ser observados vários troços de calçada relativamente bem conservados.
A paisagem e as suas cambiantes são também um aspeto relativamente interessante, assinalando-se a existência de olivais bastante antigos nas duas localidades.
Faça download do percurso e visualize-o no Google Earth: Percurso PR 6