PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS PROLONGADO ATÉ 23 DE NOVEMBRO

O Município do Sabugal informa que o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios foi prolongado pelo Governo até ao dia 23 de novembro e nele devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.

“Tendo em conta o tempo seco e a subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, estão reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais”, refere o comunicado do Ministério da Administração Interna, no qual se sublinha ainda que “na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as próximas 72 horas, o Ministério da Administração Interna alerta para a necessidade de os comportamentos individuais serem adequados ao risco de incêndio”.

Assim, é proibida a realização de queimadas em todo o país.

Continua também a não ser permitido:

> Realizar fogueiras para recreio, lazer ou para a confeção de alimentos;
> Utilizar equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
> Queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração;
> Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
> Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes;
> Fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Recorda-se ainda os cuidados a ter com trabalhos agrícolas e florestais:

> Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
> Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
> Guardar todo o cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Para mais informações:
Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal do Sabugal