7.º FÓRUM ASSOCIATIVO

Sábado, dia 12 março, o Auditório Municipal recebeu o 7.º Fórum Associativo, dedicado, nesta edição, ao tema “A Promoção e Animação do Território”.

Na sessão de abertura, o vereador Amadeu Neves realçou que este evento tem vindo “a constituir-se como um ponto de encontro das Associações, no sentido de refletir, partilhar, debater as preocupações, os projetos e as ideias do movimento associativo”, acrescentando ainda que no concelho do Sabugal “o movimento associativo tem uma expressão numérica muito elevada. Há muitas Associações, muitas iniciativas e atividades promovidas, muitas de excelente qualidade. E são essas atividades que levam vida às aldeias, que dinamizam os poucos habitantes que ainda lá resistem, que atraem os naturais para o convívio, mas também forasteiros”.

As Associações, no trabalho que desenvolvem, “ainda promovem e preservam os laços afetivos que estimulam o regresso de muitos que dali partiram”, sublinhou o vereador.

E também por isso, as Associações têm contado com o apoio e a colaboração do Município, quer pontualmente, quer através do Regulamento de Apoio ao Associativismo Concelhio.

Neste sentido, a colaboração entre a Câmara e as Associações constitui-se como “um verdadeiro Orçamento Participativo; ou seja, as Associações propõem as suas atividades, apresentam os seus projetos, e, em função da sua viabilidade, a Câmara apoia na concretização e na realização das propostas. Apoio que deve estimular as Associações à melhoria das propostas, à sua diversificação, que visem uma maior abrangência de públicos”, concluiu. (mais…)